Pesquisar neste blogue

sábado, 28 de maio de 2011

Arquitectura na Idade Média (Bizantina, Românica, Gótica)

Arquitectura Gótica

O estilo Gótico surgiu no século XII e desenvolveu-se na França, era denominada “Obra Francesa”, o termo “gótico” só apareceu no final do Renascentismo.

Com o Gótico a arquitectura ocidental atingiu uma beleza extraordinária. As abóbadas eram cada vez mais altas, no entanto em vez de serem apoiadas em paredes e muros compactos, passaram ser apoiadas sobre pilastras ou feixes de colunas. Desta forma as paredes espessas foram substituídas por vitrais e rosáceas que iluminavam o interior das estruturas. As catedrais góticas caracterizam-se pelo verticalismo e pela imponência.

Muitas catedrais europeias foram construídas baseadas no estilo gótico como por exemplo a catedral de Notre-Dame, Chartres, Colónia e Amiens, sendo a maior parte considerada Património Mundial da Unesco.

Este estilo espalhou-se rapidamente por todo o continente europeu o que causou várias alterações no estilo gótico, pois foi necessário adaptar-se às diferentes populações. Ao longo do tempo também houve melhorias técnicas os elementos arquitectónicos foram melhorados, as novas catedrais passaram a possuir mais luminosidade e passaram a ser exuberantemente altas. Os quatro séculos do estilo gótico ficaram divididos em quatro períodos, cada qual com inovações diferentes umas das outras, esses estilos são, o gótico primitivo, o gótico lanceolado, o gótico irradiante e o gótico flamejante.

Gótico Primitivo: O Gótico primitivo foi a primeira etapa do estilo gótico, os seus elementos arquitectónicos são parecidos com os da arquitectura românica, sendo um período de transição entre o estilo românico e o estilo gótico e predominou entre os séculos X e XII. No entanto alguns dos problemas do estilo românico ainda estavam presentes, por exemplo, as paredes ainda eram muito espessas, o que não possibilitava o uso de vitrais e rosáceas. Este período não teve muitas inovações técnicas, no entanto pode ser considerado estilo gótico, porque já se procurava a verticalidade, ao contrário do estilo românico.

Gótico Lanceolado: O Gótico Lanceolado existiu durante os séculos XIII e XIV. Este período foi caracterizado pelas mudanças que ocorreram na Europa. Ocorreram várias inovações nos elementos arquitectónicos e as construções que seguiam este estilo foram aperfeiçoadas. As principais características do período lanceolado foram: os arcos ogivais, que se tornaram mais agudos e elevados, o verticalismo acentuou-se devido à divisão constante do peso das abóbadas, a iluminação passa a ser feita pelos vitrais e as fachadas são cada vez mais decoradas e têm mais ornamentos.

Gótico Irradiante: O gótico irradiante existiu entre os anos 1300 e 1400 e é maioritariamente caracterizado pelas mudanças nos arcos ogivais. A sua forma mudou de triângulo agudo para triângulo equilátero. Outra mudança foram as nervuras, que passaram a ter uma forma cilíndrica, houve um reavivamento do verticalismo, no entanto as fachadas continuam com uma grande riqueza de decorações.

Gótico Flamejante: O gótico flamejante existiu durante os séculos XV a XVI. As suas principais características são, os arcos ogivais que passaram a ser formados por um triângulo obtuso, o que favorece o horizontalismo. Nos vitrais são usadas curvas decorativas que fazem lembrar chamas de onde provém o nome (gótico flamejante). 

Elementos arquitectónicos
Arcos de ogiva -Os arcos de ogiva são uma grande inovação em relação à arquitectura gótica, pois permitem distribuir o peso uniformemente por diversos pontos e permitiu a utilização de um material mais leve
Abóbada em cruzaria – Este elemento apareceu na arquitectura gótica devido à necessidade de verticalidade. Estas ogivas tinham uma forma pontiaguda que favorecia esse mesmo efeito
Iluminação – A iluminação é uma das maiores diferenças em relação à arquitectura românica, porque foram introduzidos os vitrais e as janelas são muito mais abundantes o que favorece a iluminação.

Suportes exteriores – São estes suportes que possibilitam a verticalidade das estruturas góticas, estes elementos são chamados de contraforte e acrobotante, o acrobotante suporta o peso lateral da estrutura e quando é associado ao contraforte possui uma força incrível

 Verticalismo – Na arquitectura gótica é procurado o verticalismo, ou seja, dentro e fora das estruturas. O verticalismo é procurado no gótico porque mostra uma relação mais próxima de Deus.

 Gárgulas – Estas esculturas foram introduzidas na arquitectura gótica com o objectivo decorativo, no entanto também foram pensadas para fazer o escoamento das águas das chuvas do telhado das construções.



Sem comentários:

Enviar um comentário