Pesquisar neste blogue

sábado, 28 de maio de 2011

Arquitectura Pré Histórica

Durante a pré-história, as populações eram nómadas, abrigando-se em grutas ou em construções rudimentares. Durante o Neolítico deu-se a sedentarização, e surgiram os castros ou citânias, que eram construções fortificadas no cimo dos montes com carácter marcadamente defensivo.

Passaram a construir monumentos megalíticos para prestar culto aos mortos e aos deuses.

Alguns exemplos de monumentos megalíticos: cromeleques, menires e antas ou dólmenes.

Cromeleque – é o nome dado a agrupamentos de menires que, normalmente, formam um círculo. Estavam associados ao culto dos astros e da natureza, sendo considerados um local de rituais religiosos e de encontro tribal.
Menires -é um megalito que se ergue a grandes alturas, de forma cilíndrica ou cónica. Usava-se para demarcar terrenos ou para o culto da fecundidade.
Anta ou Dólmen - são construções megalíticas que sendo formadas por pedras na vertical servindo de base para uma rocha superior, assumiam um carácter de ligação com a morte de entes.
Taula- pedra horizontal que se apoiava numa vertical assumindo a forma de “T”.
                                            
A principal preocupação das comunidades neolíticas era a construção de abrigos.
Estes tipos de habitações são observados, principalmente em comunidades não totalmente integradas na sociedade “civilizada” do ocidente como por exemplo povos ameríndios, africanos, aborígenes, entre outros.

Sem comentários:

Enviar um comentário