Pesquisar neste blogue

sábado, 28 de maio de 2011

Arquitectura Antiga ( Egípcia, Grega e Romana)

Arquitectura Romana

A Arquitectura Romana e a existência de um estilo romano permanecem um motivo de grande discussão. Tal deve-se ao facto de que os romanos não criaram um estilo próprio; na verdade, a arquitectura da Roma Antiga é formada por um conjunto de elementos gregos e etruscos. O plano do templo é herdado dos etruscos. Quanto à ornamentação, é grega, sendo coríntia a ordem preferida. O espírito romano, mais prático, não demorou muito a oferecer a sua própria versão do estilo isto é tornou-as romanizou-o.

Os monumentos romanos caracterizam-se pela solidez: aprenderam com os etruscos o emprego do arco, assim como a abóbada, que os gregos e egípcios não conheceram.

Os romanos pegaram nas 3 ordens gregas existentes (dórica, jónica e coríntia) e adicionaram-lhes mais duas: o toscano e o compósito.

A ordem toscana é uma simplificação da ordem dórica: a coluna não tem base, o fuste é liso, ou seja, não apresenta caneluras e o capitel é simples. Outra característica que diferencia esta ordem da ordem dórica é o facto das colunas desta ordem estarem separadas por uma grande distância.

A ordem compósita é uma ordem considerada como sendo o coríntio tardio. Esta ordem é uma mistura da ordem jónica e a ordem coríntia, juntando-se os capitéis de ambas as ordens numa harmonia que cria a ordem compósita.



     Os romanos eram muito religiosos e portanto necessitavam de construir templos espaçosos para prestar culto aos seus deuses, mas também para mostrar a sua superioridade perante os outros povos. Tal era conseguido não só a partir da própria construção mas também dos troféus que lá colocavam e que provinham das suas conquistas.



Outro símbolo arquitectónico romano é o arco do triunfo. Este símbolo representava cada vitória que o exército romano tinha. Portanto cada arco remete a uma certa batalha levada a cabo por um certo imperador. A engenharia civil romana merece um parágrafo à parte. Os romanos edificaram aquedutos que levavam água limpa até as cidades e também desenvolveram complexos sistemas de esgoto para dar vazão à água servida e aos dejectos das casas.

Uns dos símbolos da arquitectura romana são as estradas romanas. Estas estradas estavam construídas por todo o Império e ligavam todas as cidades do Império a Roma que era a capital. Estas vias eram construídas em pedras irregulares de basalto.

As primeiras estradas foram construídas devido aos ataques que naquela altura se faziam sentir tendo havido necessidade de construir vias que permitissem uma forma de fugir mais rápida e segura do sítio que estava a ser atacado. 

Sem comentários:

Enviar um comentário