Pesquisar neste blogue

domingo, 5 de junho de 2011

Arquitectura Barroca (Rococó, Neoclássica)

Arquitectura Rococó

        O Rococó é um movimento artístico europeu, que surgiu em França, entre o Barroco e o Arcadismo, e, desenvolveu-se principalmente no sul da Alemanha, em Áustria e em França. O Rococó é visto por muitos como uma variação profana do Barroco. O Rococó surge no momento em que o Barroco se liberta da temática religiosa e começa incidir-se na arquitectura de palácios civis. Literalmente, o Rococó é o Barroco levado ao exagero. O termo Rococó deriva da palavra francesa, “rocaille”, que significa “concha”.
        O Rococó é também conhecido como o “estilo luz” devido às amplas aberturas nos edifícios deste estilo, e devido à sua relação com o século XVIII (época das Luzes). Este estilo é caracterizado pelo excesso de curvas e pelo uso de elemento decorativos como; conchas, laços, flores e folhagens. Este excesso está presente nas fachadas e interiores dos edifícios.

Nesta decoração, teatralidade e refinada artificialidade dos detalhes, existe uma certa alegria, mas sem o drama nem a religiosidade do Barroco carregada existe.
As cúpulas das igrejas do Rococó são menores que as de estilo Barroco, mas estas multiplicam-se. As paredes passam a ser mais claras, em tons de brancos e pastel. Podemos encontrar, também, guarnições douradas de ramos e folhagens, “povoadas” de anjinhos, a contornar janelas ovais.
        O Rococó tenta, pelo exagero, comemorar a alegria de viver.


As principais características do Rococó são:
§  Cores claras;
§  Tons pastéis e dourados;
§  Representação da vida profana da aristocracia;
§  Representação de Alegorias;
§  Estilo decorativo;
§  Possui leveza na estrutura das construções;
§  Unificação do espaço interno, com maior graça e intimidade;
§  Texturas suaves.

Algumas obras:

§  Casa Helblinghaus (Áustria);

§  Wiblingen Abbey Library (Alemanha);

§  Palácio de Queluz (Portugal).

Sem comentários:

Enviar um comentário