Pesquisar neste blogue

domingo, 5 de junho de 2011

Arquitectura Barroca (Rococó, Neoclássica)

Arquitectura Barroca

A arquitectura Barroca é um estilo arquitectónico que se inicia a partir do século XVII e vai até à primeira metade do século XVIII. A este período dá-se o nome de período Barroco. Barroco, na língua Portuguesa, define uma pérola de formato irregular.

O Barroco é a libertação espacial, a libertação mental das regras dos tratadistas, das convenções, da geometria elementar, da simetria, da antítese entre o espaço interior e exterior. O Barroco é a separação da realidade artística, do maneirismo.

        A arquitectura barroca surgiu em Itália no séc. XVII, mas depressa se espalhou para outros países da Europa. A arquitectura Barroca chegou ao continente americano, devido aos colonizadores espanhóis e portugueses.

A arquitectura Barroca ocorreu em vários países católicos da Europa (Itália, Áustria, Espanha e Portugal). Os países protestantes, como a Inglaterra, não apresentam arquitectura Barroca.

        Houve três elementos muito importantes para a formação do estilo Barroco. Um dos elementos foi a revolta dos artistas contra a arte renascentista (muito harmoniosa e de formas simétricas). O segundo elemento foi a intenção de muitos reis europeus de quererem um estilo que exaltasse os seus reinos. O último elemento foi a Contra-Reforma (finais do séc. XVI), que provocou muitos conflitos religiosos e espirituais em diversas partes da Europa.
        Cada elemento deu origem a características do Barroco. O primeiro elemento levou os artistas a utilizar formas mais rebuscadas e elementos mais dramáticos. Devido ao segundo elemento foram erguidos magníficos castelos barrocos. O estilo Barroco traduz forças completamente contrárias, o bem e o mal, Deus e o Diabo, o céu e a terra e a alegria e a tristeza. Esta característica teve origem no último elemento referido em cima (Contra-Reforma).
Para além destas características, o estilo Barroco é caracterizado pelo uso de efeitos decorativos e visuais, através das curvas, contracurvas e colunas retorcidas; contrastes de luz, sombra e pinturas com efeitos ilusionistas; formas irregulares; decorações exuberantes.



Exemplos em Portugal:

  • Convento de Mafra (Mafra);
  • Torre dos Clérigos (Porto);
  • Igreja de S.Francisco (Porto).

Sem comentários:

Enviar um comentário